DEIXA CORRER

Foi no primeiro dia do ano, que eu quis por logo em pratos limpos se ia começar bem ou mal para a pesca.

Eu e o amigo João Cunha, abalámos logo cedo para ver os pesqueiros que tinhamos pensado para esse dia.

Depois de algum tempo a observar o mar em alguns pontos chave, a escolha estava feita e lá fomos para a praia montar toda o equipamento essencial que nos acompanha nas pescarias do surfcasting.

Este dia era marcado por "marés mortas" ou seja, marés que enchem pouco e também vazam pouco....

O mar estava agitado e com algumas correntes interessantes que poderiam dar algum trabalho nas escolhas das linhas e chumbadas a usar.

Levou algum tempo até que se fizesse sentir alguma atividade de peixe na área.

Passado alguns lances persistentes, lá foram saindo alguns peixes de pequeno calibre, devolvidos rapidamente ao mar.

No final da enchente já cantávamos com três peixes para cada um, mas não era bem o que andavamos a procura 😅

Com a maré a vazar, tudo mudou rápidamente, e fez com que nos tivessemos de adaptar  as condições, se quizessemos levar mais alguns bons peixes para casa.

Eu escolhi uma área da praia onde, cada vez que lançava, as chumbadas eram levadas instantaneamente para uma corrente muito forte.

Pensei que iria estar em apuros devido a tal correnteza e ainda ponderei mudar para chumbadas de garras assim que recolhesse as pescas.

Ao recolher a linha do meu primeiro lançamento naquelo local , senti logo que vinha um peixe de bom tamanho e com muita cálma lá o meti a seco.

Seguidamente recolhi a segunda cana, onde a chumbada também tinha sido arrastada pela corrente e qual não foi o meu espanto quando senti outro robalo também na casa de 1 kg ferrado no anzól.

O amigo João ainda se queixou da corrente na área que levava as chumbadas, e eu respondi: " deixa correr"

"Já aqui tenho bons peixes e vou continuar com a mesma tática"

Entre Báilas, Sargos e robalos que foram saindo de seguida naquela correnteza de mar, fiz uma pescaria que me compôs a geleira e me meteu um sorrizo na cara.

Um sorriso gelado, debaixo de temperaturas de 5° e um cansaço arrebatador que nos deixou de rastos, mas com geleiras bem recheadas e um sinal de bom começo para as pescarias que nos esperam para este novo ano de 2020.

Durante o dia ainda recolhi algum lixo que ia encontrando por a praia e deparei-me com três buracos enormes, feitos por alguêm que não pensa nas consequências e do perigo que ali deixa para quem anda na praia. 

O ser humano têm destes atrásos  mentais e, é por estas e por outras que cada vez mais gosto de estar longe deles....

Desejo um bom ano para todos....

o meu já começou da melhor maneira.....

Comentários

Mensagens populares deste blogue

CEFALÓPODES

ISCADAS DE INVERNO

Um balde de chocos